[adrotate group="2"]

Bahia realiza busca ativa contra doenças como sarampo e rubéola

Fonte: Correio24horas

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) realiza a partir desta quinta-feira (14), o “Dia S” de mobilização contra sarampo, rubéola e Síndrome da Rubeóla Congênita (SRC). A ação tem como objetivo identificar, notificar e investigar casos suspeitos das doenças no estado e segue até o dia 24 de março.

A atividade também visa garantir a manutenção da eliminação do vírus do sarampo, da rubéola e da SCR, além de avaliar a capacidade das redes de saúde pública e privada em repassar os casos para o serviço de Vigilância Epidemiológica, ligado a Sesab.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação foi realizada em dois momentos: busca ativa retrospectiva, executada entre os dias 13 de fevereiro e 13 de março a partir da revisão de prontuários, fichas de atendimento, laudos em serviços de saúde, laboratórios e busca por pessoas que apresentaram sintomas na comunidade nos últimos 30 dias.

O segundo momento é a busca ativa prospectiva, realizada a partir desta quinta-feira (14) até o dia 24 de março, com visitas domiciliares, em escolas e creches, e na rotina dos serviços de saúde para identificação de pessoas com sinais de sarampo, rubéola e SRC.