Mais de 760 mil candidatos participam do Concurso Nacional Unificado neste domingo (CNU) 2025, conhecido como ENEM dos Concursos. A prova acontece simultaneamente em 228 municípios do país, distribuídos em 1.294 locais de prova. A seleção deste ano oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.
Os participantes devem chegar com antecedência, levando caneta esferográfica de tinta preta ou azul (com corpo transparente) e documento oficial com foto. Apesar de não ser item obrigatório, o cartão de confirmação impresso é recomendado para facilitar a identificação do local da prova.
Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30, seguindo o horário de Brasília, e as provas têm início às 13h. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, divulgará um balanço da etapa inicial do certame às 19h30, após o encerramento da aplicação.
A organização do concurso é conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Durante uma entrevista para o programa Bom Dia, Ministra, transmitido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou o que a pasta está trabalhando para que o CNU possa ser realizado a cada dois anos.
Como consultar o local de prova do CNU 2025?
Os 1.294 locais de prova estão distribuídos em 228 municípios de todo o país. Para consultar o seu, no cartão de confirmação da inscrição, os candidatos devem acessar o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso, e clicar em “Página de Acompanhamento”. O login é feito com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da conta Gov.br.
Provas do CNU 2025 serão aplicadas em dois dias
A segunda edição do concurso será realizada em duas etapas. As provas discursivas ocorrerão no dia 7 de dezembro, com uma diferença em relação à primeira edição do concurso. Em 2025, apenas candidatos habilitados na primeira fase serão convocados para a segunda e poderão fazer a prova.
São considerados documentos oficiais:
carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de
Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
passaporte brasileiro;
certificado de reservista;
carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação.
Fonte Aratu On