Morador de Acajutiba recebe ligação da falsa central de atendimento nubank
Um novo golpe tem preocupado clientes do Nubank. Diversos usuários do banco digital têm compartilhado nas redes sociais a tentativa de golpe que é praticada por telefone.
Um leitor do Acajutiba News manteve contato com a nossa redação, informando ter sido alvo de uma ligação de uma suposta central da Nubank, ao atender a ligação, uma mensagem gravada informava que um compra suspeita teria sido efetuada com o cartão da vítima em potencial, felizmente a ligação caiu na hora que atendimento seria transferido ao atendente.
Em contato com a nubank, através do aplicativo oficial, o cliente foi informado, que a empresa não mantém contato via telefone, e que o atendimento é feito somente pelo aplicativo ou email cadastrado, e mesmo o número utilizado na ligação em questão ser bem parecido, existe uma diferença, o DDD 11, já o número real da central de atendimento Nubank, NÃO número de DDD.
Canais oficiais de atendimento
De acordo com a empresa, os golpistas usam uma técnica chamada de spoofing, que é quando o telefone de origem da chamada é “camuflado” para enganar potenciais vítimas para que elas realizem operações indevidas.
Como funciona?
O cliente recebe uma ligação de um número, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma central falsa, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.
Esse falso atendente começa a questionar sobre detalhes da conta e pede, inclusive, que o usuário acesse seu aplicativo para novas execuções.
Em um dos casos relatados, o cliente chegou a informar que não possuía o aplicativo do Nubank instalado. Diante de tal resposta, o suposto golpista passa a pedir informações sobre outros bancos do qual o cliente tem relação.