Dentre as cidades que possuem população entre 150 mil e 200 mil habitantes, Alagoinhas é a mais competitiva da Bahia e a segunda do nordeste brasileiro. A informação consta do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo desenvolvido pelo Centro de Liderança Política (CLP). O objetivo é mensurar a capacidade dos entes federativos em gerar bem-estar para a população. Além disso, o ranking é uma ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios.
A sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 418 cidades brasileiras que possuem a partir de 80 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e representam 60,28% da população do país. Com base em dados oficiais, o estudo oferece um raio-X da gestão pública local, considerando indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.
Se comparada a municípios da mesma faixa populacional, Alagoinhas não é apenas a segunda do nordeste no ranking geral, como a primeira da região no pilar Instituições, dimensão da pesquisa que analisa o nível de competitividade a partir da capacidade de criar as bases do desenvolvimento, seja do ponto de vista regulatório, do funcionamento eficiente da máquina pública, da boa gestão fiscal ou pela presença ativa da sociedade civil.
“A posição de Alagoinhas no ranking, se comparada a cidades que possuem quantidade de habitantes semelhante, reflete o trabalho árduo, a dedicação das nossas equipes profissionais do município e a colaboração de cada cidadão alagoinhense. Esses resultados não são apenas números; eles representam o avanço de Alagoinhas em direção a um futuro mais próspero e com mais oportunidades para todos. É a prova de que estamos no caminho certo, construindo uma cidade cada vez mais dinâmica, inovadora e com qualidade de vida para nossa gente”, comemora o prefeito Gustavo Carmo.
Alagoinhas também figura como a quinta cidade mais competitiva do Nordeste, com população de 150 mil a 200 mil, no pilar Sociedade, que avalia o nível de competitividade com foco na capacidade de fornecimento de condições básicas para o bem-estar e a qualidade de vida da população. Este pilar aborda o acesso e qualidade da saúde e da educação, segurança, saneamento e meio ambiente.
Já no pilar Economia, que observa a capacidade de produção de bens e serviços, geração de emprego e renda, inovação e dinâmica econômicas, ambiente de negócios, infraestrutura para o desenvolvimento e mão de obra qualificada, Alagoinhas está na oitava colocação do Nordeste, entre as cidades que têm a mesma média populacional.
Fonte Secom