Toada na Praça: talento de alunos emociona e viraliza após ação de acolhimento em escola de Acajutiba.

Tudo começou de forma simples, mas com um gesto de cuidado; a mudança na equipe da Escola Municipal Maria da Glória, em 2025, trouxe o desafio de fazer com que os alunos se sentissem acolhidos em meio às novidades. Para estreitar os laços e entender melhor cada criança, a equipe gestora criou um momento aberto, todas as sextas-feiras, onde os estudantes pudessem se expressar livremente.
Durante uma dessas rodas de conversa e apresentações, a administradora Maria Tainah observou um grupo de meninos cantando toadas músicas típicas da cultura popular brasileira, com forte presença na Região Norte, especialmente nos bois-bumbás de Parintins, mas que também ecoam em manifestações do Nordeste. Foi aí que ela conheceu Juan e Davi, alunos do 5º ano, que se destacaram pela afinação e paixão ao cantar.
Encantada com o talento da dupla, Tainah decidiu investir um tempo extra para ajudá-los a desenvolver a habilidade. Com o tempo, os próprios garotos sugeriram se apresentar na Praça da cidade durante o evento do Dia das Mães. A proposta foi levada à gestora da unidade escola, Ana Maria, que não apenas autorizou, mas deu total autonomia à administradora para conduzir os ensaios.
Na véspera do evento, o treino aconteceu. No dia da apresentação, Juan e Davi abriram o evento escolar com sua toada e emocionaram o público. O que ninguém esperava era o alcance daquele momento. A gestora Ana Maria, de forma despretensiosa, gravou a apresentação com o celular e compartilhou nas redes sociais.
O vídeo viralizou, as imagens dos meninos cantando com sentimento, tocaram corações não só de quem estava presente na praça, mas de milhares de internautas que compartilharam e comentaram a apresentação.
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Segundo o antropólogo Hermano Vianna, manifestações culturais como a música popular são formas legítimas de expressão da identidade social e histórica de um povo. A escola, como espaço de convivência e construção coletiva, torna-se campo fértil para o florescimento dessas expressões. Pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) reforçam essa ideia ao apontar que o fortalecimento de manifestações culturais no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento da autoestima, da consciência comunitária e da inclusão social.
No caso da Escola Municipal Maria da Glória, a simples escuta transformou-se em um palco de oportunidades e em uma ponte entre a tradição cultural e o futuro de seus alunos. A iniciativa, que começou com a intenção de acolher, acabou revelando talentos e fortalecendo a autoestima, mostrando que a educação, quando feita com afeto, respeito a cultura e espaço para a expressão, transforma realidades e ultrapassa muros.
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