SSP indica redução de 6% em homicídios na BA em 2023; número não inclui mortes em confrontos policiais
Fonte: Bahia.ba
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta quarta-feira (10), o balanço dos dados de segurança do estado de 2023. Entre os índices informados estão os números de mortes violentas, crimes contra o patrimônio, prisões e apreensões.
O levantamento indica queda de 6,3% no número de homicídios e aumento de 33% nos casos de lesões corporais. [veja mais índices abaixo]
O secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, enfatizou a atuação das facções criminosas na Bahia. Em setembro de 2023, pelo menos 40 suspeitos morreram em confrontos com as forças policiais. As mortes em confronto ainda não foram contabilizadas no balanço da SSP.
“As facções criminosas vêm tentando imprimir terror, violência e insegurança em nosso estado, mas a gente não vai permitir. Vamos continuar trabalhando, lamentando toda e qualquer vida perdida, mas também valorizando nosso policial, dando os meios, direcionando nosso policiamento através do trabalho de inteligência e integrando com as forças federias”, afirmou.
Veja os dados divulgados pela SSP-BA:
Mortes violentas
As mortes violentas tiveram redução: em 2022, foram registradas 5.166, enquanto 4.855 foram contabilizadas em 2023.
A SSP-BA contabiliza como mortes violentas os seguintes crimes: homicídios, feminicídios, lesões corporais e latrocínio. Confira números:
- Redução de 6,3% no número de homicídios
- Queda de 1,9% no número de feminicídios
- Caiu 23% o número de latrocínios
- Aumento de 33% no número de lesões corporais
Crimes contra o patrimônio
- Redução de 3,3% em casos de veículos roubados
- Queda de 2,5% em veículos furtado
- Caíram em 4% os assaltos em ônibus
Prisões e apreensões
Segundo a SSP-BA, foram cerca de 49 prisões por dia em 2023. Entre os presos, estão oito foragidos da Justiça que integravam o baralho do crime, um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto.
- 54 fuzis apreendidos
- Total de 6 mil armas apreendidas
- 18 mil prisões realizadas
- 11,9 toneladas de drogas apreendidas
- 28 laboratórios de drogas desarticulados
- 678 foragidos da Justiça encontrados através do reconhecimento facial
- 33 líderes de facções localizadas