28 de novembro: 69 anos de emancipação de Acajutiba e 10 anos do ANews

Por: José Milton Ferreira

Nascido da iniciativa do então jovem radialista Altieres Moraes

Neste 28 de novembro Acajutiba completa 69 anos da sua emancipação política, e nesta mesma data o Portal Acajutiba News se ilumina na sua própria luz ao contar seu décimo aniversário.

Desde a Acta Diurna fundada por ordem do imperador romano Júlio César (100-44 a. C.), cuja finalidade era divulgar os feitos militares  deste, até a fundação da Imprensa Régia, aqui no Brasil, em 13 de maio de 1808, ano este quando foi impresso o primeiro jornal brasileiro chamado A Gazeta do Rio de Janeiro, a história do jornal merece um destaque especial. Parte por ser o melhor dos veículos para informar, parte por ter se mostrado, a longo da história, o elemento alavancador das ideias, dos movimentos sociais, políticos, religiosos, esportivos, etc. e, desta forma, e em alguns momentos, decisivo para a correção de rumos ou da tomada de decisões cruciais por líderes que ou o usaram ou se encontram sob sua crítica.

Foi o jornal que levou e trouxe as revoluções que sacudiram a epopeia humana. Vemos a ação de nomes como Marat, Hérbert, Mirabeau e Brissot que acenderam a França de 1789;  de Pierre Leroux (1798-1871), conceituou o socialismo ou ou de Karl Marx (1818-1883), explicou o comunismo que instrumento usaram, além da pena e dos jornais? Assim foi os movimentos de pacificação como ocorreu na Índia pós-independência e voltando um pouco no tempo, o que teria sido da Abolição da Escravatura aqui no Brasil, não fosse a ação jornalística de José do Patrocínio (1853-1905) e Luiz Gama (1830-1882)? Ou fundação da nossa República não fosse o papel como jornalista, de Rui Barbosa (1849-1943), e Quintino Bocaiúva (1836-1912)? E das denúncias retumbantes do Estado contra o povo, como aconteceu na cobertura  jornalística de Euclides da Cunha (1866-1909), imortalizada e juntada no seu livro Os sertões?

Poderia preencher páginas e mais páginas na tentativa de traduzir a importância do jornal, ainda assim ficaria incompleta, dada, sobretudo, à necessidade de se ter um jornal.

O Acajutiba News, nesta década de vida, veio e se abriu como espaço mais que informador; democrático e independente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascido da iniciativa do então jovem radialista Altieres Moraes e com a participação de colunistas, fotógrafos, advogados, voluntários, tantos que não ousaria citar cada nome para não correr o risco do esquecimento, injusto, de algum.

Contudo vale afirmar: o Acajutiba News é uma lamparina para a nossa comunidade, uma lamparina ainda que humilde, na escuridão sempre ameaçadora, da ignorância.

Por esse portal vimos desfolhar não só a notícia, mas o pulsar de uma sociedade que como todas as outras, tem suas idiossincrasias, e que até  aqui se mostrou capaz de ilustrar em textos, vozes e imagens, cada uma delas, e isso nos faz grandes, e isso nos faz diferentes.

Como acajutibense, avalio que todos nós, sem exceção, devemos um aplauso à essa luta, que só nos faz, mais cidadãos de nós mesmos.

Parabéns  Acajutiba.

Parabéns Acajutiba News.