Dia do Radialista é comemorado no dia 07 de novembro

Por: A.S.M Jornalista DRT-BA Nº 5604-Acajutiba

O Dia do Radialista foi instituído pela primeira vez por um decreto de 1945

No próximo dia 07 de novembro é comemorado o dia do Radialista, porém, a comemoração ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas.

O Dia do Radialista foi instituído pela primeira vez por um decreto de 1945, criado pelo presidente Getúlio Vargas. Na época, a celebração era no dia 21 de setembro. Em 2006, a data foi mudada para 7 de novembro, em homenagem ao nascimento do músico e radialista Ary Barroso, conhecido como um dos mais inventivos compositores nacionais.

Homenagens 

A Câmara de Acajutiba entregou durante a Sessão Solene, no dia (13/10), a Moção de Aplausos aos profissionais de comunicação de Acajutiba, que engloba diretamente os radialistas do município. Aprovada por unanimidade no dia (08/09), a homenagem foi uma indicação do Vereador Sílvio dos Santos (PP).

O título proposto pelo Legislativo visa homenagear os comunicadores nas mais diversas áreas da comunicação, pelos relevantes serviços prestados à comunidade acajutibense.

Os homenageados agradeceram  aos vereadores pela Moção e destacaram o seu amor pelo trabalho no ramo da comunicação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Prefeito Alex Freitas (MDB), esteve no evento e durante sua fala enalteceu o trabalho dos comunicadores na cidade.

Já no dia (19/09), comunicadores do município de Acajutiba promoveram o primeiro encontro entre comunicadores, o evento contou com grandes nomes da comunicação  de Esplanada  Aporá e Acajutiba.  

O que faz um radialista?

A profissão é mais conhecida pelo consolidado trabalho dos locutores de programas de rádio por todo o Brasil, mas o radialista não tem somente essa função. O radialista é um profissional da comunicação que trabalha na produção de produtos audiovisuais, podendo atuar são muito mais vastos.

Segundo a redação do Decreto atual de nº 9.134/18 que substituiu o Decreto 84.134, de 1979. As sete funções de Locutor elencadas anteriormente (Locutor anunciador; apresentador-animador; comentarista esportivo; locutor esportivo; noticiarista de rádio; noticiarista de televisão e entrevistador) foram unificadas em uma única função – Locutor Comunicador.

Ainda de acordo com a legislação que regulamenta a profissão, o radialista pode desempenhar diversas funções, tais como:

Produzir animações, vinhetas, efeitos visuais; captação e edição de áudio e vídeo; edição de imagens; estudos culturais; produção de conteúdo sonoro e audiovisual; produção de programas de rádio e televisão e muitos outros, além da reportagem, locução e apresentação de programas radiofônicos e televisionados.