Governo disponibiliza até 180 mil testes para Covid nas escolas públicas

Fonte: Bahia.ba

Os alunos da rede estadual escolar retomaram às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (18)

Com o retorno as aulas presenciais, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

O projeto nas escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda, foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador. De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Tereza Paim, o projeto pretende ser uma garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. “Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia.

Protocolos sanitários

Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento em unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar.