Bahia é o segundo estado que mais desmata no Brasil

Fonte: G1Bahia

Wanderley, no sudoeste baiano, é a terceira cidade do país que mais desmatou em 2020

Uma pesquisa feita pala ONG SOS Mata Atlântica aponta que a Bahia é o segundo estado do Brasil que mais desmatou em 2020. O levantameto mostra que no ano passado, 13.053 hectares da Mata Atlântica foi destruída no país, sendo 25% na Bahia (3.203 hectares). Quem lidera o ranking é Minas Gerais.

Para se ter uma ideia do tamanho da destruição, a área desmatada no estado corresponde a quatro cidades do tamanho de Salvador. De acordo com a pesquisa, a cidade de Wanderley, no sudoeste baiano, é a terceira do Brasil que mais desmatou em 2020, com 350 hectares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista para o G1, o diretor de conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, disse que a impunidade incentiva a destruição. “O que a gente precisa é da aplicação rigorosa da Lei da Mata Atlântica, processos de licenciamento bastante rigorosos e quando forem encontrados desmatamentos ilegais, que infelizmente são a maioria, eles precisam ser punidos com multas e outras consequências legais.”

Em nota enviada ao G1, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disse que o foco do órgão é de combater o desmatamento ilegal, ampliando estratégias tecnológicas para monitorar as áreas com ocorrência do bioma e subsidiar as atuações e a exigência para recuperação das regiões afetadas.