Com Covid-19, secretário Fábio Vilas-Boas volta à UTI; estado de saúde é considerado estável

Fonte: Aratu Online

Segundo o órgão, o estado de saúde de Vilas-Boas é estável, sem febre e com oxigênio em baixo fluxo

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, diagnosticado com Covid-19, foi transferido novamente para UTI nesta quinta-feira (25/2). A informação foi divulgada em nota pela Secretaria de Saúde (Sesab). Segundo o órgão, o estado de saúde de Vilas-Boas é estável, sem febre e com oxigênio em baixo fluxo.

A transferência para a UTI foi feita a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa. O secretário permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta. Vilas-Boas é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Na segunda-feira (22), ele foi encaminhado para a UTI, voltando para o quarto no dia seguinte.

No leito do hospital, na segunda-feira (22), Vilas-Boas chamou a atenção para o perigo da doença. “Nós precisamos evitar que as pessoas continuem se contagiando porque não haverá vaga para todo mundo. Os hospitais não vão dar conta, além do sofrimento que essa doença representa para cada uma dessas pessoas. É uma sobrecarga jamais vista pelo sistema de saúde”, sustentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O titular da pasta foi internado na sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, em Salvador, após testar positivo para Covid-19. De acordo com a assessoria do secretário, apesar de ter “o quadro clínico estável”, ele apresentava uma queda na saturação de oxigênio.

Vilas-Boas informou que estava com a doença na terça-feira (16/2), após o resultado do teste RT-PCR ser confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública.